top of page

Psicologia do Esporte

A psicologia do esporte é a ciência que estuda os aspectos psicológicos das pessoas envolvidas com o esporte e o exercício físico.

Os principais objetivos dessa área são analisar e compreender como os aspectos psicológicos afetam o desempenho nos esportes e como o exercício físico pode beneficiar a saúde mental e o desenvolvimento emocional de quem o pratica. Por isso está área também é conhecida como Psicologia do Esporte e da Atividade Física.

Entretanto existem outras áreas que o psicólogo do esporte pode atuar além do alto desempenho e da promoção de saúde. Ele também atua na área do esporte escolar, onde será trabalhado as questões dos praticantes de atividades esportivas no contexto escolar (normalmente em conjunto com os profissionais de educação física); no treinamento ao longo prazo, que trabalha desde a iniciativa de crianças e jovens em práticas esportivas pedagógicas e competitivas até a fase mais madura da vida, trabalhando para que esse desenvolvimento e relacionamento com esporte seja o mais benéfico e saudável o possível; na reabilitação, seja na reabilitação de um atleta que sofreu lesão e tem que se recuperar para voltar ao alto rendimento, ou para auxiliar uma pessoa se recuperar ou se adaptar de uma situação de saúde debilitada (auxiliar no tratamento da obesidade, de pessoas cardíacas, adaptação que tiveram lesões graves entre outros);  pôr fim há o trabalho em projetos sociais, que utiliza o esporte para melhor educação e sociabilização de pessoas em comunidades carentes.

Vale lembrar que uma das principais diferenças entre o psicólogo do esporte para o psicólogo clínico é que ele vai trabalhar em loco e não no consultório. Embora as vezes possa ocorrer um ou outro atendimento com o atleta no consultório, porém sempre mantendo o foco nas questões envolvidas com o esporte.

bottom of page